top of page
Streaming

No mundo de streaming de vídeo HDR, a Netflix e a Amazon Video têm competição directa. Apesar da primeira ser mais popular, a Amazon Video está mais avançada em relação a oferta de conteúdos HDR e, ao contrário da Netflix, não cobra mais por esse tipo de conteúdo. O Youtube foi dos últimos serviços de streaming a oferecer vídeos HDR e actualmente apenas tem 4 vídeos, numa única playlist.

HDRI NO MERCADO
​

No sector da tecnologia é possível ver as grandes empresas de tecnologia e de comunicação de imagem e vídeo a competir em muitas áreas, e com a tecnologia HDRI não é diferente. Com um valor de mercado actual de 1.82 mil milhões de dólares, estimando-se crescer até 36.82 mil milhões de dólares até 2022, é possível ver uma mudança no paradigma da qualidade oferecida pela empresas.

Actualizar os seus produtos por um preço, como no caso das televisões e programas de processamento de imagem, ou oferecer essa actualização como os sistemas operativos de telemóveis e streaming de vídeo são exemplo de que o modelo de negócio das empresas está a mudar na presença desta tecnologia.

​

MERCADO

Streaming
Smartphones
Smartphones

No que toca a smartphones, a Apple no iOS oferece duas opções HDR: manual e auto, em que o aparelho activa esta funcionalidade quando detecta uma cena com grande contraste. Esta funcionalidade em Android não é tão directa pois cada fabricante adiciona as próprias configurações da câmera, pelo que pode interferir com o processamento da imagem. Também a Microsoft adicionou ao Windows10 suporte para composição digital de imagens HDR, através da Universal Windows Platform, para motivar a criação de aplicações com imagens e vídeos HDR.

Televisão

Em ambiente televisivo, verifica-se uma rivalidade em concorrer com esta tecnologia devido a dois formatos HDR: HDR10 e Dolby Vision.

Grandes marcas de televisões como a Samsung e a Sony suportam HDR10, no entanto, a tecnologia da Dolby Vision tem tido mais reconhecimento, de acordo com uma análise de tendências da Google (figura abaixo), e tem compatibilidade com marcas como a LG e a Phillips.

Actualmente a maioria das televisões que suportam HDR, suportam, na realidade, HDR10, visto que é possível obter este formato através de uma actualização de software, tratando-se de um formato aberto, isto é, não é necessário pagar uma taxa de licença.

No caso de conteúdo HDR Dolby Vision, até Fevereiro de 2017, apenas com uma actualização de hardware, além do pagamento de taxas de licença, é que se podia reproduzir esse tipo de conteúdo, mas, actualmente, a empresa possibilita uma solução de software para se obter os mesmos resultados. Assim, é difícil prever qual o formato que se tornará a norma, mas com o sector de entretenimento a deter a maior quota de mercado de HDR, a expectativa é alta relativamente às inovações na implementação desta tecnologia.

O uso e avanço de qualquer tecnologia está fortemente ligado ao modelo de negócio posto em prática pelos fornecedores dela. Com o crescimento de suporte e criação de conteúdo HDR é de esperar que o sector tecnológico adopte esta tecnologia em larga escala.

Televisão
bottom of page