top of page
Fotografias

Existem vários fotógrafos profissionais que já usam esta tecnologia, sendo que um dos grandes impulsionadores desta forma de arte é o fotógrafo Trey RatCliff com um extenso portefólio deste tipo de fotografias.

Fotógrafos como Elia Locardi, Conor Macneill, Nikola Totuhov, o português Miguel Machado, entre outros, também oferecem obras exemplares da aplicação desta tecnologia.

Também existem sites com fotografias em HDR sob a licença Creative Commons, que permite a distribuição gratuita duma obra, como o www.pexels.com e o www.pixabay.com.

É de destacar que as fotografias aqui apresentadas, são propriedade dos respectivos autores, que foram contactados e deram a devida permissão para a sua partilha.

Também é de notar que, sem um display capaz de reproduzir conteúdo HDR, não se vê as fotografias verdadeiramente em HDR, mas o resultado é suficiente para se ver uma aproximação substancial à realidade.

CONTEÚDO

Fotografias
CONTEÚDO EM HDR
​

Com o mercado de entretimento a liderar o mercado HDR é possível encontrar vários tipos de conteúdo com esta tecnologia, nomeadamente em fotografias, vídeos e videojogos.

​

Vídeos
Vídeos

Como referido anteriormente, o serviço de streaming com mais conteúdo HDR é a Amazon Video com 23 opções, e tem séries de televisão próprias como os títulos “Goliath”, “Transparent” e “Bosch”. Também tem alguns documentários como o “Coral Reef Adventure”. A Netflix tem menos opções, 13, e de entre essas opções, as mais populares são “Marco Polo” e “Daredevil”.

 

Em relação a filmes em Blu-Ray, desde 2015 que muitas obras já são compatíveis com esta tecnologia, fazendo um total de mais de 285 títulos. De diferentes estúdios, tem-se, por exemplo, o filme “Batman V Superman: Dawn of Justice Ultimate Edition” do estúdio da  Warner Bros. Pictures, “Fury” da Sony Pictures, e “Kingsman: The Secret Service” distribuído pela 20th Century Fox.

Jogos

No que toca a videojogos para computador, desde 2017 que o número de jogos HDR aumentou significativamente. Jogos como o “Star Wars Battlefront II” da Electronic Arts, e “Call of Duty: WWII” lançado pela Activision já suportam esta tecnologia.

 

Relativamente a jogos para consolas, os jogos HDR, usualmente, são desenvolvidos para ser compatíveis com mais de que uma marca deste tipo de plataforma. Exemplos disto são os títulos “Assassin’s Creed: Origins” e o “FIFA 18”, no entanto, actualmente, a Xbox tem 34 títulos que suportam esta tecnologia, enquanto a Playstation tem 54.

Jogos
bottom of page